RICARDO NA VISITA DO PAPA BENTO XVI AO BRASIL

sábado, 7 de junho de 2008

Clique para ampliar
--
Ricardo Riberinha, discursando e entregando um presente ao Papa Bento XVI, em sua primeira vinda ao Brasil!!
--

MATÉRIA EXIBIDA NO JORNAL NACIONAL: "EU VOU VER O PAPA"

sexta-feira, 6 de junho de 2008


--
Acompanhe a Matéria exibida no Jornal Nacional, sobre "EU VOU VER O PAPA", na qual mostra em Tocantins, as expectativas de ver o PAPA pelo o Autor do Projeto "Viver de Cara Limpa", Ricardo Ribeirinha.
--

CARTA DA SEDUC/TO AO "VIVER DE CARA LIMPA"

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Clique para ler em tamanho maior
---

FAZENDAS DA ESPERANÇA PELO MUNDO

quarta-feira, 4 de junho de 2008

CONHEÇA A FAZENDA DA ESPERANÇA

terça-feira, 3 de junho de 2008

Clique para ver em tamanho maior
---

LANÇAMENTO NACIONAL DO "VIVER DE CARA LIMPA"

domingo, 11 de maio de 2008


Multidões de jovens querem sair do inferno das drogas, a Fazenda da Esperança lança campanha nacional de prevenção para dar uma resposta ao desafio do Papa.

A Fazenda da Esperança vai realizar o evento de comemoração de um ano da
visita do Papa Bento XVI à unidade das Pedrinhas em Guaratinguetá no dia 12 de maio. Os fundadores da entidade vão lançar uma campanha nacional de prevenção às drogas por meio do livro "Viver de cara limpa, uma escolha", na Fazenda visitada pelo Papa.
Cerca de cinco mil pessoas, sendo quatro mil alunos da quinta a oitava séria da rede pública e particular, vão participar do evento que contará com a presença do núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, representante do Papa no Brasil e também de autoridades de instituições públicas e privadas da esfera Estadual e Federal.

Abaixo segue a programação:


- A abertura desse dia festivo, será às 9h, com animação, e muita música para os jovens.

- Ás 10h, os fundadores da Fazenda da Esperança, frei Hans Stapel, Nelson Giovanelli, Iraci da Silva Leite e Lucilene Rosendo; realizarão o lançamento da campanha de prevenção por meio do livro "Viver de cara limpa, uma escolha", de Ricardo Ribeirinha e de Jocyelma Santana, manuais pedagógicos da Professora Maria Clarice do Amaral Salari, com a participação do núncio apostólico dom Lorenzo Baldisseri, representante do Papa no Brasil; de autoridades representantes de instituições públicas e privadas da esfera estadual e federal; o prefeito, Junior Filippo e a secretária da educação de Guaratinguetá, Gilda Cortez.
- Ás 11h30, o Núncio Apostólico e frei Hans Stapel celebrarão a missa. Nesse momento, dom Lorenzo Baldisseri pronunciará a mensagem que o papa Bento XVI vai enviar para a comunidade Fazenda da Esperança, após um ano de sua visita.
- Na parte da tarde, todos os visitantes, alunos, pais e amigos, são convidados a participar das apresentações que os alunos das escolas de Guaratinguetá vão realizar, por exemplo, teatro, dança, músicas e outros com o tema viver de cara limpa, uma escolha.

A rede de televisão Canção Nova vai transmitir o evento ao vivo das 10h30 às 12h30.
---

O PROJETO NO ESTADO DE SÃO PAULO!

sexta-feira, 9 de maio de 2008


Terça-Feira, 06 de Maio 2008.

Governo de São Paulo adere à campanha de prevenção às drogas

José Serra participará do evento

O Governador do Estado de São Paulo, José Serra participará do lançamento da campanha nacional de prevenção às drogas: "Viver de cara limpa, uma escolha", da Fazenda da Esperança, no dia 12 de maio, quando se comemora um ano da visita do papa Bento XVI à comunidade terapêutica.
--
A campanha da Fazenda da Esperança foi adotada pelo estado de São Paulo, e o governador fará, nesse mesmo dia, o lançamento da implantação desse projeto de prevenção às drogas no programa Escola da Família.
---
Na segunda quinzena de abril, o governador confirmou sua presença, no momento em que foi divulgado o laudo positivo da aprovação pedagógica dos três livros da obra "Viver de cara limpa, uma escolha", feita pela equipe de educação do estado de São Paulo. O programa Escola da Família une profissionais da educação, estudantes universitários e voluntários para criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e desenvolver hábitos saudáveis junto aos jovens. O objetivo do Programa é abrir, nos finais de semana, as escolas da rede estadual, transformando-as em centro de convivência, com atividades voltadas às áreas esportiva, cultural, de saúde e de trabalho.
----
O estado de São Paulo é o segundo a implantar o projeto da Fazenda da Esperança que já foi lançado no Tocantins em fevereiro desse ano.
----
Mais informações sobre o lançamento da campanha de prevenção acesse o site

COMO FOI O LANÇAMENTO EM PALMAS/TOCANTINS

domingo, 30 de março de 2008









O Lançamento oficial da iniciativa aconteceu na manhã do dia 29 de fevereiro, no Palácio Araguaia, com a presença de jovens, professores, gestores de educação, lideranças políticas, secretários estaduais, representantes da Fazenda da Esperança, da Fundação Jaime Câmara e da Secretária de Estado da Educação, Maria Auxiliadora Seabra Rezende. O projeto é baseado na história real de um jovem criado num bairro violento da periferia de São Paulo. Ricardo Ribeirinha, o atual coordenador de políticas antidrogas da Secretaria da Juventude do Tocantins, que idealizou e é o protagonista do livro que dá nome ao projeto.
--
Na década de 90 ele se envolveu com as drogas, entrou para uma gangue, foi baleado, levado a uma instituição para menores e teve que fazer uma escolha... Decidiu se tratar na Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá (SP), e mudar de vida. Emocionado Ricardo contou durante o evento, parte da sua trajetória e falou do trabalho desenvolvido pela jornalista Jocyelma Santana, que escreveu, junto com ele, sua história, e também da produção da pedagoga Maria Clarice do Amaral Salari, que elaborou os dois manuais, sendo um para o educador e o outro para o aluno. “As duas profissionais fizeram um excelente material, que vai ajudar a envolver educadores e pais na árdua tarefa de impedir que as drogas atraiam a juventude”, diz ele.
---
Em sua fala, a pedagoga Maria Clarice do Amaral Salari explicou os métodos e técnicas adotados nos dois manuais para a aplicação nas escolas e na família. Segundo ela, os livros serviram de base para as escolas desenvolverem atividades que abranjam as várias áreas do conhecimento, buscando interagir os estudantes entre si, dinamizando a vida ao redor, alem de articular temas que extrapolem os muros das escolas e envolvam toda a comunidade. “O Tocantins é filho caçula do país. É e justamente este estado que vai mostrar aos irmãos mais velhos que este projeto pode fazer a diferença no que se refere a políticas antidrogas”, ressalta a pedagoga.
---
O Estado do Tocantins distribuirá 30 mil exemplares do livro Viver de cara limpa- uma escolha, em todas as escolas públicas do Estado e nas 13 regionais de ensino. Para a aplicação do projeto nas unidades de ensino, a Seduc – Secretaria de Educação e Cultura vai realizar capacitação para a formação e monitoramento da execução do projeto, em seis municípios pólos do Estado, onde assessores das 13 diretorias de ensino, professores e gestores irão participar. A ênfase é atuar diretamente com pré-adolescentes, adolescentes e jovens, visando oferecer elementos para debate e busca de soluções a respeito de drogas, promiscuidade e violência.
--
Os professores também serão orientados a usar o tema de forma transversal, a partir das sugestões apresentadas por especialistas no manual que compõe o kit do projeto. Além de oferecer subsídios para o trabalho docente, o projeto envolve a participação dos pais e está inserido no Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, uma abordagem humanística, como também está assegurado no Referencial Curricular da Seduc.
--
A Secretária da Educação, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, aproveitou o momento para convidar todos os 139 prefeitos para aderirem ao projeto. “É preciso construir uma rede de proteção. Queremos contar com o apoio de cada prefeito, para que o Tocantins seja exemplo aos demais estados, incentivando o investimento na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas” ressaltando a parceria do Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação, na qual é presidente, na divulgação do projeto para outros estados.
--
Em maio de 2007, o Viver de cara limpa - uma escolha foi apresentado e entregue por Ribeirinha ao papa Bento XVI, quando o pontífice esteve na sede da Fazenda da Esperança em Guaratinguetá. Um ano depois, no mesmo local, será feito também o lançamento internacional do projeto.
--

LANÇAMENTO DO PROJETO NO TOCANTINS!

terça-feira, 25 de março de 2008














O Tocantins foi o primeiro estado a implementar as ações sugeridas pelo projeto educativo
Viver de Cara limpa - uma escolha, que tem o objetivo de tratar do problema das drogas como forma de prevenir o uso entre jovens. O lançamento oficial da iniciativa aconteceu no dia 29 de fevereiro, às 9h, no Palácio Araguaia com a presença de representantes da Fazenda da Esperança, da Fundação Jaime Câmara, da Secretária de Estado da Educação Maria Auxiliadora Seabra Rezende, de vários políticos e dos autores do Projeto.