COMO FOI O LANÇAMENTO EM PALMAS/TOCANTINS

domingo, 30 de março de 2008









O Lançamento oficial da iniciativa aconteceu na manhã do dia 29 de fevereiro, no Palácio Araguaia, com a presença de jovens, professores, gestores de educação, lideranças políticas, secretários estaduais, representantes da Fazenda da Esperança, da Fundação Jaime Câmara e da Secretária de Estado da Educação, Maria Auxiliadora Seabra Rezende. O projeto é baseado na história real de um jovem criado num bairro violento da periferia de São Paulo. Ricardo Ribeirinha, o atual coordenador de políticas antidrogas da Secretaria da Juventude do Tocantins, que idealizou e é o protagonista do livro que dá nome ao projeto.
--
Na década de 90 ele se envolveu com as drogas, entrou para uma gangue, foi baleado, levado a uma instituição para menores e teve que fazer uma escolha... Decidiu se tratar na Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá (SP), e mudar de vida. Emocionado Ricardo contou durante o evento, parte da sua trajetória e falou do trabalho desenvolvido pela jornalista Jocyelma Santana, que escreveu, junto com ele, sua história, e também da produção da pedagoga Maria Clarice do Amaral Salari, que elaborou os dois manuais, sendo um para o educador e o outro para o aluno. “As duas profissionais fizeram um excelente material, que vai ajudar a envolver educadores e pais na árdua tarefa de impedir que as drogas atraiam a juventude”, diz ele.
---
Em sua fala, a pedagoga Maria Clarice do Amaral Salari explicou os métodos e técnicas adotados nos dois manuais para a aplicação nas escolas e na família. Segundo ela, os livros serviram de base para as escolas desenvolverem atividades que abranjam as várias áreas do conhecimento, buscando interagir os estudantes entre si, dinamizando a vida ao redor, alem de articular temas que extrapolem os muros das escolas e envolvam toda a comunidade. “O Tocantins é filho caçula do país. É e justamente este estado que vai mostrar aos irmãos mais velhos que este projeto pode fazer a diferença no que se refere a políticas antidrogas”, ressalta a pedagoga.
---
O Estado do Tocantins distribuirá 30 mil exemplares do livro Viver de cara limpa- uma escolha, em todas as escolas públicas do Estado e nas 13 regionais de ensino. Para a aplicação do projeto nas unidades de ensino, a Seduc – Secretaria de Educação e Cultura vai realizar capacitação para a formação e monitoramento da execução do projeto, em seis municípios pólos do Estado, onde assessores das 13 diretorias de ensino, professores e gestores irão participar. A ênfase é atuar diretamente com pré-adolescentes, adolescentes e jovens, visando oferecer elementos para debate e busca de soluções a respeito de drogas, promiscuidade e violência.
--
Os professores também serão orientados a usar o tema de forma transversal, a partir das sugestões apresentadas por especialistas no manual que compõe o kit do projeto. Além de oferecer subsídios para o trabalho docente, o projeto envolve a participação dos pais e está inserido no Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, uma abordagem humanística, como também está assegurado no Referencial Curricular da Seduc.
--
A Secretária da Educação, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, aproveitou o momento para convidar todos os 139 prefeitos para aderirem ao projeto. “É preciso construir uma rede de proteção. Queremos contar com o apoio de cada prefeito, para que o Tocantins seja exemplo aos demais estados, incentivando o investimento na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas” ressaltando a parceria do Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação, na qual é presidente, na divulgação do projeto para outros estados.
--
Em maio de 2007, o Viver de cara limpa - uma escolha foi apresentado e entregue por Ribeirinha ao papa Bento XVI, quando o pontífice esteve na sede da Fazenda da Esperança em Guaratinguetá. Um ano depois, no mesmo local, será feito também o lançamento internacional do projeto.
--

0 comentários: